10.11.15

Dia do Cuidador - Sim Ainda Existe !!!

No passado dia 05 de Novembro a Lindor Ausonia celebrou o Dia do Cuidador.
Em Portugal, mais de 2 milhões de pessoas são dependentes de alguém, requerem cuidados continuados e mais de 20% da nossa população tem mais de 65 anos.
Sinceramente não sei se foi por uma questão educação (e pelo facto de ter sido praticamente criada pelos meus avós) que me ensinaram a respeitar e a cuidar com o maior  dos carinhos as pessoas mais velhas, mas queria mesmo deixar-vos a mensagem do quão importante é ajudar as pessoas idosas e as que se encontram em situação de doença prolongada, que por vezes não tem ninguém a quem recorrer e precisam de cuidado, muito carinho e atenção.
Ainda na semana passada comentava aqui no escritório que devemos ser das poucas culturas do mundo em que, as pessoas idosas não são vistas perante a sociedade como seres sábios, cultos e merecedores de todo o respeito.
Como é que me explicam em pleno século XXI haver pessoas (se é que as posso chamar de "pessoas") que abandonam os idosos nos hospitais? Que os entregam a lares e nunca mais aparecem para os visitar? Como é que deixam os idosos isolados no interior do país sem qualquer acesso à saude e completamente entregues à sua mercê? Sinceramente não consigo compreender como é que se consegue abandonar alguém...
Se há tema que particularmente me toca e revolta é de facto este, e por isso deixo o meu apelo a todos vocês!
Felizmente que ainda temos iniciativas como o Dia do Cuidador que contou com o apoio da APCP (Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos) a fim de prestar uma justa homenagem a todos aqueles que cuidam dos nossos idosos e dos que se encontram em situação de doença prolongada, incurável e progressiva.
Adicionalmente, este ano foi lançada uma iniciativa "POR SI, POR ELES" com o intuito de informar e consciencializar a sociedade acerca do excelente trabalho exercido por quem cuida, e a todos eles o meu obrigada!

Hoje deixo-vos com os meus amores: o vô Joaquim e a vó Guida. São absolutamente deliciosos, e eu estou tão grata por ainda poder usufruir da sua companhia.
Sou abençoada!



1 comentário:

  1. Que fofinhos! Também tenho uma "vó Guida" : )
    Beijinho querida,
    Mafalda

    http://cucasandcookies.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

© Moda De Cor Maira Gall.